Desportistas no Palácio de Belém - Sessão com Nelson Évora

09 dezembro 2019

No dia 3 de dezembro, a turma H do 8.º ano, da Escola Básica Padre Himalaya, participou na iniciativa «Desportistas no Palácio de Belém – Sessão com Nelson Évora», promovida pela Presidência da República.
O encontro com o atleta olímpico decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, e contou com a presença de mais de três centenas de alunos do ensino básico e secundário provenientes de dez escolas.
O programa «Desportistas no Palácio de Belém» tem o objetivo de aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportistas e conta com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal.

Um dia inesquecível!

Foi no passado dia 3 de dezembro, no antigo Museu dos Coches, o nosso encontro com o atleta Nelson Évora!
Após uma breve intervenção do Presidente da República, Nelson Évora falou da sua carreira e respondeu às perguntas dos estudantes.
A nossa turma teve a oportunidade de colocar algumas questões ao campeão europeu, mundial e olímpico de triplo salto: «Pode falar-nos sobre a preparação, os treinos, as rotinas, os sacrifícios que tem de fazer até chegar o dia da prova?»; «Certamente acompanha a carreira de outros desportistas. Quem são os seus maiores ídolos no desporto? E quem é a sua maior inspiração “fora” do desporto?». O atleta falou-nos das condições essenciais para se alcançar um bom resultado. Depois, revelou-nos que um dos seus ídolos, desde a infância, é o seu atual treinador. Quando era criança, nunca imaginou que a vida os unisse, mas, na verdade, aconteceu. Em resposta à nossa última pergunta, Nelson recordou o seu pai, a sua maior inspiração.
Questionado sobre o momento mais difícil da sua carreira, referiu a lesão sofrida em 2012. Este acontecimento, que o afastou dos Jogos Olímpicos de Londres, acabou por ser superado pelo momento em que foi novamente aplaudido no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, onde, em 2008, tinha conquistado a sua medalha de ouro olímpica.
Por fim, o atleta revelou-nos que, antes do atletismo, praticou judo, mas esta modalidade «não era para ele». O atletismo é e sempre foi a sua grande paixão!
No final da sessão, o Sr. Presidente recebeu-nos com o afeto e a simpatia habituais. Depois, pudemos cumprimentar e conversar com Nelson Évora que nos fez compreender que todas as vitórias são possíveis, se não desistirmos delas!
Um dia que vai ficar na nossa memória para sempre…

Os alunos do 8.º H

Está em... Home Notícias Desportistas no Palácio de Belém - Sessão com Nelson Évora