Visita de Estudo a Lisboa e Mafra – 6.º ano

17 julho 2019

Nos dias 13, 14 e 15 maio de 2019, 139 alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez, realizaram a visita de estudo a Lisboa e Mafra. Além dos professores organizadores, Dalila Dias e João Silva, acompanharam os alunos, os professores: Albertina Pereira, António Abreu, Carlos Ferraz, Irene Coelho, M.ª Augusta Lima, M.ª José Machado, Mário Morais, Odete Martins, Patrícia Gonçalves e Rosa Mendes.

Esta atividade proporcionou aos alunos um grande momento de convívio e cooperação, alargou o conhecimento geográfico do território nacional, consolidou os conhecimentos adquiridos ao longo do 2.º ciclo, nas disciplinas de História Geografia de Portugal e de Ciência Naturais.
Por conseguinte, os locais a visitar foram alvo de uma criteriosa seleção e preparadas cuidadosamente para que os alunos pudessem usufruir o mais possível de todos os locais visitados e daí trouxessem saberes disciplinares e interdisciplinares. Foram efetuadas visitas à Assembleia da República, Jardim Zoológico de Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, Museu de Marinha, Museu Nacional dos Coches, Fábrica dos Pastéis de Belém e Palácio Nacional de Mafra. Os participantes na visita ficaram alojados na Pousada da Juventude de Lisboa e na Pousada da Juventude do Parque das Nações.
No primeiro dia da visita, os alunos visitaram a Assembleia da República e o Jardim Zoológico de Lisboa. O segundo dia foi reservado para se visitar o Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional dos Coches e Museu de Marinha. No terceiro e último dia, foi visitada a fábrica dos Pastéis de Belém e o Palácio Nacional de Mafra.
Esta visita de estudo foi de enorme sucesso e será inesquecível para a esmagadora maioria dos alunos participantes, pois demonstraram grande entusiasmo e, para muitos deles, foi a primeira oportunidade para visitarem a capital de Portugal. A atividade integrou visitas a locais considerados dos melhores do nosso país e do mundo.
Após a realização da atividade, foi disponibilizado aos alunos participantes um inquérito online, anónimo, onde se pedia a sua avaliação individual. Feita a análise dos resultados dos 117 questionários respondidos, concluiu-se que a esmagadora maioria dos alunos avaliou positivamente a visita e considerou-a importante para a sua formação como aluno e como pessoa.

Agradecimentos:

À Ex.ma Sr.ª Deputada Dr.ª Emília Cerqueira, pela disponibilidade em acompanhar uma parte dos alunos na visita à Assembleia de República, na qualidade de seus convidados.
À Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, pela ajuda financeira prestada.
Ao Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena, pela permissão em utilizar a sua cantina.
Aos professores acompanhantes, pela sua disponibilidade.
Aos Diretores de Turma, pela sua ajuda na logística da visita.
A todos os que, de qualquer forma, contribuíram para a realização e o sucesso desta atividade.

A organização

pdf-file-48Inquérito aos alunos participantes

Assembleia da República

Jardim Zoológico de Lisboa («Baía dos Golfinhos»)