Agrupamento de Valdevez brilhou no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

10 abril 2019

Inês Braga e Miguel Braga sagraram-se Campeões Nacionais

JMimg1Inês de Sousa Braga e Miguel de Sousa Braga, alunos, respetivamente, da turma C do 6.º ano e da turma A do 11º ano, da Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez, sagraram-se Campeões Nacionais no jogo “Produto” nas categorias de 2º ciclo e Secundário, respetivamente, no 15.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, realizado no dia 29 de março, no Pavilhão Municipal de Pedrouços, na Maia. Estes dois irmãos venceram todos os jogos realizados, fruto do seu empenho, trabalho, concentração e perícia. O Miguel é a quinta vez que é Campeão Nacional nos Jogos Matemáticos e a Inês conseguiu o feito pela segunda vez.

JMimg2

Daniel Amorim Barroso da turma G do 6.º ano da Escola Básica de Távora, Santa Maria, também teve uma excelente prestação, obtendo o terceiro lugar, a nível Nacional, no mesmo campeonato, no jogo “Gatos & Cães” na categoria de 2º ciclo.

Para além dos três premiados, destacaram-se ainda os alunos Maria Fernandes Cunha e João Pedro Soares Dantas, das turmas 9.ºC e 6.ºE, respetivamente, da Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez, que chegaram à última fase da competição. A Maria ficou em 6.º lugar no jogo “Rastros”, na categoria de 3º ciclo e o João Pedro ficou em 11.º lugar no jogo “Gatos & Cães”, na categoria de 2º ciclo.

JMimg6 Finalistas (da esquerda para a direita): Miguel Braga, Inês Braga, Maria Cunha, Daniel Barroso e João Dantas

É de realçar que nas doze categorias que este campeonato comporta, a escola Básica 2,3/S teve dois campeões, correspondendo a 17% da totalidade de campeões nacionais, o que é um feito notável.
Nesta competição participaram mais de 1800 alunos de cerca de 380 escolas de Portugal Continental, das ilhas dos Açores e Madeira e uma escola de Cabo Verde. O Agrupamento de Valdevez participou, mais uma vez, neste campeonato nacional, tendo sido representado por 30 alunos: Eduardo Peixoto Duarte (3.ºA), Santiago Rocha Amaral (3.ºA), Madalena Fernandes Cunha (3.ºC), Mathis Veloso (3.ºE), Leonardo Gonçalves de Brito (3.ºE), Rúben Lima de Brito (4.ºE), Érica Amorim Gomes (4.ºF), Gonçalo Amorim Araújo (4.ºF), Filipa Esmeralda Diogo Gonçalves (4.ºF), Luciana Costa Silva (5.ºE), Gonçalo Jorge dos Santos Alves (5.ºF), Vera Susana Conde Rocha (5.ºF), Hugo Rodrigues Sousa (5.ºH), Cristiano Esteves Gaspar (6.ºB), Inês de Sousa Braga (6.ºC), João Pedro Soares Dantas (6.ºE), Camila Maria Guilherme Barbosa (6.ºH), Daniel Amorim Barroso (6.ºG), Gonçalo Costa Silva (7.ºD), José Baptista Gonçalves Veloso (7.ºG), Gonçalo Vasconcelos Rodrigues (8.ºA), Martim Cerqueira Fernandes (8.ºA), Emanuel António Alfaiate Fernandes (8.ºG), Maria Fernandes Cunha (9.ºC), Dário Rodrigues Marques (9.º F), Enzo Amorim (9.º F), Pedro Miguel de Sousa Amorim (9.º G), Tiago de Faria da Silva Cacho (10.ºB), Vasco Manuel Codeço Sobrinho (10.ºB), Miguel de Sousa Braga (11.ºA).

JMimg00

A acompanhar os alunos estiveram os professores Atílio Braga, Berta Barros, Emília Araújo, Isabel Coelho, João Silva e Maria Braga.
Este campeonato realiza-se anualmente, desde 2004, sendo os seus promotores principais a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Associação de Professores de Matemática e a Associação Ludus.
As primeiras eliminatórias tiveram lugar de manhã, após terem sido constituídos grupos de 12 alunos por jogo/ciclo de ensino. Em cada grupo foram realizados 24 jogos, sendo selecionado para a finalíssima do campeonato, a realizar de tarde, apenas o melhor jogador.
Cada um dos jogos integrados no campeonato nacional é de tabuleiro para dois jogadores, em que o poder de raciocínio, abstração e concentração são os pilares fundamentais para o sucesso. O objetivo deste campeonato é tentar desmistificar a matemática e apelar à sua parte lúdica, desenvolvendo, no processo, competências que são importantes para a matemática pura.
Os nossos alunos encontraram adversários competitivos, muitos deles com participações sucessivas nos últimos campeonatos, tendo alguns deles sido campeões em edições anteriores ou se tornado campeões no corrente ano.
Foi notável a participação dos nossos alunos com muita concentração, perícia e entusiasmo nas eliminatórias.
No entanto, uma grande parte dos alunos que não passaram à finalíssima apenas perderam um dos jogos realizados durante a manhã, tendo alcançado lugares cimeiros nos torneios matinais, o que é de enaltecer.
JMimhg8

Parabéns à Inês e ao Miguel que são Campeões Nacionais de “Produto”, e ao Daniel que levaram o Agrupamento de Escolas de Valdevez à tabela dos vencedores.
Felicitações também aos restantes alunos, que tiveram um comportamento exemplar e, embora sem medalha, trouxeram experiências novas, muitas vivências, amizades e boas recordações.
Toda a comitiva está de parabéns!
Podes saber mais sobre este Campeonato acedendo ao seguinte endereço: http://ludicum.org/cnjm/2018-2019-cnjm15, onde também estão disponíveis fotografias/vídeos do dia da final, resultados das eliminatórias e das finais, etc.

JMimg3

JMimg4

JMimg5

JMimg7