Conferência sobre Segurança, Defesa e Paz

27 abril 2018

De acordo com o documento “Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania”, a área temática da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz pretende evidenciar o contributo específico dos órgãos e estruturas de defesa para a afirmação e preservação dos direitos e liberdades civis, bem como a natureza e as finalidades da sua atividade em tempo de paz, e ainda contribuir para a defesa da identidade nacional e para o reforço da matriz histórica de Portugal, nomeadamente como forma de consciencializar a importância do património cultural, no quadro da tradição universal de interdependência, solidariedade e paz entre os povos do Mundo.

Neste contexto, na passada sexta-feira, dia 20 de abril, realizou-se na escola sede do nosso Agrupamento de Escolas, uma interessante conferência, dinamizada pelo capitão-de-mar e guerra Daniel Filipe Silva Duarte, que abordou a temática “Segurança, Defesa e Paz e a sua pertinência na atualidade”, particularmente dirigida para as gerações mais novas.
Esta conferência surge na sequência de protocolo, assinado no ano transato, envolvendo escolas e autarquias e de posterior formação em que participaram professores desta Escola.
As diferentes ameaças locais e globais, as falhas de segurança, a violação de tratados internacionais, os conflitos religiosos e étnicos, … justificam a reflexão e adoção de comportamentos preventivos.
Esta conferência resultou numa oportunidade para os nossos alunos ouvirem uma voz autorizada e experiente na matéria, pois o capitão-de-mar e guerra Daniel Duarte, que neste momento é assessor no Instituto da Defesa Nacional, ao longo da sua carreira militar desempenhou diversas funções e participou em diferentes missões no país e no estrangeiro.
Foi interessante participar na conferência e, particularmente, registar a adesão dos nossos alunos relativamente a temática tão pertinente.

As Professoras Rosa Maria Castro e Helena Vianna

31252927 1826302204095932 8264123909138284544 n