Auto da Barca do Inferno

25 abril 2018

No passado dia 19 de abril, os alunos das turmas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, foram presenteados com uma entusiástica representação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, levada à cena pela Companhia de Teatro Grupo Dragão 7 (Brasil), no auditório da Casa das Artes.

Depois de uma simpática e viva receção, realizada pelo elenco, no modo como acolheu alunos e professores à entrada do auditório, o público escolar assistiu a um excelente espetáculo interativo.
Numa profusão de cor, movimento e ritmo, a mensagem do texto original do mestre Gil Vicente, nunca descurado, ganhou uma dimensão muito atual. A partir de uma abordagem inovadora, que evidenciava as raízes do grupo teatral, foi criada toda uma atmosfera de espetáculo que contagiou o público. Deste modo, desde o primeiro minuto, a recriação arrojada da peça atraiu a atenção da plateia que, ao longo da representação, reagiu calorosamente à comicidade dos quadros recriados, tendo sido mesmo alguns elementos convidados a subir a palco e participar na magia da representação. As gargalhadas foram, por isso, uma constante.
No final, a companhia congratulou-se com a forma como o público reagiu e interagiu, frisando o carácter intemporal da obra e didático do teatro, na sua dimensão divertida e mágica, fazendo-se assim jus à máxima latina “ridendo castigat mores”, pois “a rir, corrigem-se os costumes”.

Pelo grupo de Português
Elisabete Oliveira