Alunos do Agrupamento de Valdevez alcançaram excelentes resultados no CNJM14

23 abril 2018

img1

No passado dia 15 de março, trinta alunos do agrupamento, tiveram o prazer de viajar até Torres Vedras, com o objetivo de participar, no dia seguinte, no CNJM14.

Após visitarmos a Nazaré, seguimos em direção a Alcobaça onde alunos, pais e professoras desfrutaram de uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Em seguida, e depois de passearmos por Óbidos, dirigimo-nos para o hotel, onde jantamos e os alunos tiveram oportunidade de efetuar vários jogos, para aprimorar algumas táticas de jogo.

Na manhã seguinte, depois de um fantástico pequeno almoço, com vista para o mar, remamos para o Externato de Penafirme. Aí 1951 alunos de 435 instituições de ensino nacional disputaram a final do 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

O Agrupamento de Escolas de Valdevez fez-se representar, nos diversos ciclos de ensino e respetivos jogos, com os seguintes alunos:

1.º ciclo

Semáforo:Tomás Martim Fernandes Gouveia (3.ºC), Ruben Lima de Brito (3.ºE) e Martim Carvalhoso Soares (3.ºF)

Gatos & Cães:Mariana Alves Guimarães (4.ºA), Ema Esteves Gomes (4.ºE) e Carolina Lopes Sá Araújo (4.ºG)

Rastros:Leonardo Gonçalves de Brito (2.ºE), Isabel Luís Silva Barreira (4.ºB) e Beatriz Cunha Sousa (4.ºG)

2.º ciclo

Gatos & Cães:João Pedro Soares Dantas (5.ºC), Francisco Eduardo Rodrigues Pereira (6.ºE) e Gonçalo Costa Silva (6.ºF)

Rastros:  Joana Costa Ferreira (6.ºC), Mateus Araújo Fernandes (6.ºE) e Rodrigo Mendes A. de Carvalho (6.ºF)

Produto:Inês de Sousa Braga (5.ºC), Daniel Amorim Barroso (5.ºF) e Matilde da Silva Pereira (6.ºE)

3.º ciclo

Rastros:Afonso Costa Dias Gonçalves (7.ºA), Maria Fernandes Cunha (8.ºC) e Pedro Miguel de Sousa Amorim (8.º G)

Avanço: Vasco Samuel G. C. R. Baldé (9.ºA), Diogo André Barros Rodrigues (9.º E)  e  André Cerqueira Oliveira(9.ºF)

Produto:Dário Rodrigues Marques (8.º F), Chayanne Abreu Cerqueira (9.ºA) e Bruno Miguel Barros de Sá (9.ºF)

Secundário

Produto:Miguel de Sousa Braga (10.ºA)

Avanço:Ricardo Imperadeiro Ribeiro (12.ºB)

Flume:Rúben César Ferreira Lucas (12.ºB)

img2

As primeiras eliminatórias tiveram lugar de manhã, após terem sido constituídos grupos de 12 alunos por jogo/ciclo de ensino. Em cada grupo foram realizados 24 jogos, 4 jogos por cada aluno, sendo selecionado para a finalíssima do campeonato, a realizar de tarde, apenas o melhor jogador.

Cada um dos jogos integrados no campeonato nacional é de tabuleiro para dois jogadores, em que o poder de raciocínio, abstração e concentração são os pilares fundamentais para o sucesso. Estes jogos estimulam o pensamento independente,a tomada de decisões, a organização, a concentração, o raciocínio lógico-dedutivo e desenvolvem a autoconfiança. São também promotores da capacidade de expressão e das relações sociais pela interação entre jogadores.

Os nossos alunos encontraram adversários competitivos, muitos deles com participações sucessivas nos últimos campeonatos, tendo alguns deles sido campeões em edições anteriores ou se tornado campeões no corrente ano.

Foi notável a participação dos nossos alunos com muita concentração, perícia e entusiasmo nas eliminatórias.

Dos 30 alunos do Agrupamento, foram apurados para a finalíssima do campeonato, realizada de tarde, os seguintes alunos: Mariana Alves Guimarães (4.ºA); Inês de Sousa Braga (5.ºC); João Pedro Soares Dantas (5.ºC);  Joana Costa Ferreira (6.ºC); Afonso Costa Dias Gonçalves (7.ºA) e Ricardo Imperadeiro Ribeiro (12.ºB).

img3

A melhor prestação foi conseguida pela Inês pois obteve o 3º lugar no jogo Produto, a nível do 2.º ciclo, tendo obtido os mesmos pontos que o 1.º classificado, inclusivamente ganhou ao primeiro classificado. Seguiram-se dois alunos com o quarto lugar: o Afonso alcançou o 4.º lugar no jogo Rastros, a nível do 3º ciclo, também com os mesmos pontos que o primeiro classificado e o Ricardo conquistou o 4º lugar no jogo Avanço, a nível do Secundário, ficando apenas a um ponto do 1º classificado. A Mariana obteve o 6.º lugar no jogo Gatos & Cães, a nível do 1.º ciclo tendo ficado a um ponto do 1.º classificado. A Joana conquistou o 6.º lugar no jogo Rastros, a nível do 2º ciclo com dois pontos de diferença para o primeiro classificado . O João ficou em 10º lugar no jogo Gatos & Cães, a nível do 2º ciclo.img4

No entanto, a maior parte dos alunos que não passaram à finalíssima até ganharam três dos quatro jogos realizados durante a manhã, tendo alcançado lugares cimeiros nos torneios matinais, o que é de enaltecer.

A acompanhar os alunos estiveram as professoras Ascensão Afonso, Berta Cunha, Maria Braga, Olga Sofia Rocha e Paula Pequeno.

A participação no 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos foi uma experiência enriquecedora e inesquecível para alunos, professores e pais, pois proporcionou a troca de experiências entre alunos de várias escolas do país (continente e ilhas), que partilham o gosto pelos jogos matemáticos.

Todos os alunos participantes estão de parabéns, pois tiveram um bom desempenho, revelaram responsabilidade, concentração e entusiasmo. As classificações obtidas pelos alunos do nosso agrupamento, foram gratificantes para todos os intervenientes neste campeonato.

Podes saber mais sobre este Campeonato acedendo ao seguinte endereço: http://ludicum.org/cnjm/, onde também estão disponíveis fotografias/vídeos do dia da final, resultados das eliminatórias e das finais, etc.

A organização dos Jogos Matemáticos no Agrupamento

Está em... Home Notícias Alunos do Agrupamento de Valdevez alcançaram excelentes resultados no CNJM14