VISITA DE ESTUDO O Ano da Morte de Ricardo Reis

20 abril 2018

No passado dia 11 de abril, as turmas do 12.º ano do ensino regular realizaram uma visita de estudo até à Póvoa de Varzim para assistirem à representação de uma adaptação teatral da obra O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago, cujo estudo faz parte do programa de Português.

Já habituados à excelência dos espetáculos da companhia ETC. ou Companhia Profissional de Vila Nova de Gaia, os alunos e professores acompanhantes assistiram a esta estreia que, muito fiel à obra literária supradita – apesar das necessárias adaptações e seleção da vastíssima informação narrativa de um romance de 400 páginas, convertido numa peça de teatro de 2 horas -, se não motivou os alunos para a leitura da obra integral, os ajudou pelo menos a compreender os conceitos-chave veiculados pela narrativa saramaguiana. E, para além deste relevante aspeto didático, aqui fica o registo do quão agradável foi esta ocasião de desfrutar da beleza e profundidade de um espetáculo teatral, numa aliança entre a literatura e o teatro que muito prestigia, junto dos nossos jovens, esta última arte, tão necessitada de ser apoiada nos dias de hoje.
Esta foi mais uma atividade realizada pelo grupo de Português, no âmbito do Plano Anual de Atividades.

Teatro11abril

Está em... Home Notícias VISITA DE ESTUDO O Ano da Morte de Ricardo Reis