Visita de estudo a Conímbriga e Portugal dos Pequenitos

30 março 2018

Em 23 de fevereiro, o dia nasceu solarengo e todos os alunos do agrupamento foram visitar as ruínas romanas de Conímbriga e Portugal dos Pequenitos. Durante a viagem, não faltou a alegria e o convívio entre discentes e professores.

Os alunos foram divididos em dois grupos enquanto um grupo visitou as ruínas de Conímbriga o outro dirigiu-se ao Portugal dos Pequenitos. Finda a manhã foram invertidos os percursos e a visita foi feita sob orientação dos guias que, paulatinamente, os levaram a conhecer as ruínas de uma das maiores “civitas” romanas da Península Ibérica e, assim como, o espólio do museu monográfico de Conímbriga. Foi possível conhecer as ruínas das muralhas de defesa da vila romana, as termas públicas, as casas da elite romana com especial atenção para a Casa dos Repuxos, casa dos esqueletos e da cruz solástica e em contraste com as ínsulas (casa dos pobres); o balneário público; o fórum, o anfiteatro, as canalizações e o aqueduto mandado construir por Augusto para abastecer a cidade. Foi possível visitar as ruas calcetadas e as lojas de onde se fazia o comércio. Os pavimentos minuciosamente cobertos de mosaicos com várias temáticas que refletem uma beleza ímpar. Seguiu-se a visita ao museu monográfico onde a atenção dos alunos foi sendo diversificada, pois alguns gostaram mais de ver os objetos de uso quotidiano dos romanos, outros as esculturas e as inúmeras moedas. Depois do almoço, dirigimo-nos até Coimbra para visitar o Parque temático lúdico-pedagógico “Portugal dos Pequenitos” em que os alunos visitaram as construções em escala reduzida, acompanhados pelos guias do parque. Aí, foi possível visitar os monumentos mais emblemáticos de Portugal, observar as viagens das rotas dos Descobrimentos portugueses entre outros elementos sobre a cultura e património edificado em Portugal e no mundo.

O balanço da atividade foi muito positivo e os objetivos foram totalmente atingidos. Estas experiências de aprendizagem são inesquecíveis para o conhecimento dos alunos. A todos que contribuíram para sucesso desta atividade, muito obrigado.

Está em... Home Notícias Visita de estudo a Conímbriga e Portugal dos Pequenitos