14 março 2018

No dia 08 de março, a comunidade educativa mas especificamente, profissionais e educadores de alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV), foram convidados a participar numa palestra, que decorreu no auditório do bloco principal da Escola Básica e Secundária de Valdevez, subordinada ao tema Dificuldades de Aprendizagem - Exploração da Plataforma "Ainda Estou a Aprender".

Este encontro foi organizado por técnicos do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) e do DEE (Departamento de Educação Especial) do AEV e teve como palestrantes as psicólogas: Débora Gonçalves – Psicóloga do Programa Integrado de Educação e Formação – PIEF e Tânia Sousa – Psicóloga do SPO. Foram abordados conteúdos relacionados com a conceção, tipologia e etiologia das Dificuldades de Aprendizagem e por fim, deu-se a conhecer a existência de uma plataforma (designada de “Ainda Estou a Aprender”) de apoio gratuita, disponível online (https://www.aindaestouaprender.com/) para auxiliar alunos de 1º ciclo, com e/ou sem dificuldades de aprendizagem na leitura.

Esta palestra permitiu aos participantes conhecerem esta ferramenta de trabalho e ficarem elucidados, sobre o seu manuseamento e relevo da sua aplicabilidade.

Esta iniciativa decorreu, por se considerar importante sensibilizar e capacitar os agentes educativos, com informações úteis, que possam contribuir adequadamente, para a promoção do desenvolvimento biopsicossocial do aluno.

Deixamos o nosso agradecimento a todos os participantes, e esperamos contar com a vossa presença e colaboração, em ações futuras.

A Equipa de Organização

SPO e DEE

img1

img2