Semana da Ciência e Tecnologia 2018 termina com êxito no AEV

11 fevereiro 2018

O departamento de Matemática e Ciências Experimentais levou a cabo, de 5 a 9 de fevereiro, a Semana da Ciência e Tecnologia e o Agrupamento de Escolas de Valdevez voltou a transformar-se num gigantesco laboratório científico e tecnológico, pronto a acolher os alunos para esse mundo do saber e do conhecimento.

[Foto Galeria]

A 11.ª edição, que teve como tema inspirador «Valorizar Arcos de Valdevez», promoveu a ciência e a tecnologia através de atividades laboratoriais, workshops, experiências imersivas, exposições, palestras e saídas de campo, especialmente preparadas para diferentes públicos. Assim, os alunos do agrupamento foram convidados para as diversas ações e participaram num numeroso conjunto de desafios, desde observações microscópicas de fungos até à realidade virtual imersiva.

Na escola sede, reinaram a Ciência e a Tecnologia: os alunos de Ciências e Tecnologias transformaram-se em cientistas e fascinaram os seus colegas mais novos com o mundo mágico da química; os técnicos de Análises Laboratoriais apresentaram e mostraram o seu saber com os seus projetos profissionais; na oficina de informática e eletrónica, os mais pequeninos divertiram-se no mundo de robôs, questionando os colegas de Eletrónica, Automação e Computadores acerca dos componentes eletrónicos que tinham à sua frente e testando os programas que tinham sido implementados para o evento.

Celebrou-se também o património arcoense: os alunos de Turismo Ambiental e Rural prepararam uma rica exposição sobre os recursos endógenos de Arcos de Valdevez proporcionando aos seus visitantes uma visita guiada promovendo desta forma a valorização do património do concelho; na acolhedora Tasquinha do Tarrestre deliciaram-se com a gastronomia que lá se serviu, confecionada e servida com muito carinho pelos alunos de Biologia e Geologia, orientados sabiamente pelos seus mestres professores; esteve ainda patente uma interessante exposição sobre «A Matemática em Arcos de Valdevez», com fotografias da vila, nas quais se captaram imagens que descrevem um conceito ou uma ideia matemática.

A participação dos alunos de Design de Moda também não passou despercebida neste evento, não só pela postura empenhada com que os observamos a trabalhar no seu ateliê, mas pela genuína exposição sobre a «Evolução da Moda» que decorou um corredor da escola, e cujo brilho chamava a atenção de todos que por lá passavam.

O cantinho das aromáticas foi também muito apreciado pela comunidade educativa das escolas, fazendo-se representar Sabadim e Távora. Os alunos do 2.º ciclo esmeraram-se na preparação desse espaço, não só pela riqueza e diversidade de ervas que recolheram, mas também pelo rigor científico com que as apresentaram nas fichas técnicas elaboradas.

Dois pontos altos da Semana da Ciência e Tecnologia foram, sem dúvida, o Workshop sobre Drones, «Voa e programa o teu drone Parrot», que entusiasmou os participantes para essa tecnologia e para as ciências da programação, e as experiências imersivas e educativas, vividas com fervor e coletivamente pelos nossos alunos.

Merecedora de destaque, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, foi ainda a palestra “A Biodiversidade do rio Vez como Paixão” que foi brilhantemente apresentada pela colega Bernardete Amorim. Esta palestra integrou a cerimónia de abertura do evento que contou com as presenças do Sr. Presidente do Município, Dr. João Esteves, e da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Emília Cerdeira.

Durante os dias 5 a 9 de fevereiro a escola viveu uma semana diferente e os alunos foram simultaneamente os protagonistas e o público-alvo desta Semana multidisciplinar. Para além dos alunos, foram muitos os intervenientes que contribuíram para o êxito deste evento e que merecem aqui ser destacados:

• o Município de Arcos de Valdevez;
  • as instituições e empresas que colaboraram;
  • o grupo musical Padre Himalaia e a rusga de S. Jorge;
  • a Direção do Agrupamento de Escolas de Valdevez;
  • os palestrantes/dinamizadores de atividades (pela disponibilidade na dinamização de palestras/atividades, informando, esclarecendo e despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pelas temáticas abordadas);
  • os funcionários (pelo apoio logístico);
  • os docentes dos restantes departamentos (por toda a colaboração no acompanhamento dos alunos);
  • o grupo de alunos do 11.ºI e do 12.ºJ (curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural) que participou ativamente no acolhimento dos seus colegas e de docentes vindos de outas escolas do agrupamento;
  • os formadores da componente técnica (pela dinamização das oficinas);
  • os docentes do departamento de matemática e ciências experimentais (pela organização e realização do evento).

Esperamos que todas as atividades preparadas e organizadas tenham sido do agrado dos nossos alunos e visitantes!

A coordenadora do departamento,

Ana Bragança.

Sessão de Abertura

IMG 9078 1024x683 camera-iconverde2