Semana da Ciência e Tecnologia 2018

31 janeiro 2018

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro realiza-se no Agrupamento de Escolas de Valdevez a Semana da Ciência e Tecnologia, que este ano tem por tema “Valorizar Arcos de Valdevez”. Trata-se da 11ª edição deste evento, que mais uma vez se associa à “Mostra de Projetos dos Cursos Profissionais”.

Sendo o ano de 2018 celebrado como o Ano Europeu do Património Cultural (decisão tomada pelos representantes do Conselho e do Parlamento Europeu), cabe também à escola celebrar a diversidade e a riqueza do património europeu e, em particular, o do concelho de Arcos de Valdevez. Com este evento pretendemos, pois, contribuir para a valorização do nosso património humano; reconhecer a região arcoense como um espaço singular que reúne uma grande variedade de paisagens, história, tradição (folclore, artesanato, feiras e romarias) e gastronomia; valorizar todo um conjunto de produtos de origem rural e o potencial económico e turístico dos produtos endógenos; mostrar como o património, a ciência e a tecnologia se cruzam segundo o modelo de interdisciplinaridade capaz de produzir conhecimento e inovação.

Sendo assim, na sessão de abertura, vamos ter o prazer de contar com a nossa colega e amiga, Bernardete Amorim, professora de Física e Química, apaixonada pela fotografia e pelo ambiente, e que nos vai certamente encantar com os seus registos fotográficos sobre a biodiversidade do rio Vez.

Para além das habituais atividades laboratoriais, workshops, palestras, e exposições, todas elas inspiradas no Património Cultural de Arcos de Valdevez, alguns alunos do AEV vão ter oportunidade de experimentar uma das mais interessantes tecnologias emergentes, a tecnologia imersiva. Utilizando essa tecnologia, os nossos alunos vão realizar uma “Viagem à biodiversidade” ou imergir num documentário acerca do fenómeno “Alterações climáticas – Qual o futuro que enfrentamos?”. Ainda no âmbito da tecnologia, o programa inclui um workshop sobre drones que irá proporcionar aos seus participantes uma experiência única, permitindo a todos aqueles que desejarem dar os primeiros passos na área da programação.

Durante estes dias, o Diretor do Agrupamento convida todos os interessados a envolverem-se neste evento, não só promotor do conhecimento científico e profissional, mas também sensibilizador para a valorização do património cultural do concelho.

A Coordenadora do Departamento,

Ana Bragança