16 junho 2017

No passado dia 24 de Abril, o grupo de teatro “Arte D’encantar” apresentou na Casa das Artes de Arcos de Valdevez a peça de teatro “Leandro, Rei da Helíria, da autoria da escritora Alice Vieira, perante um auditório repleto de alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Valdevez. Registe-se que a atividade nasceu de uma iniciativa levada a cabo pelo grupo de português deste estabelecimento escolar que, em parceria com a Casa das Artes, disponibilizou o espaço e os meios técnicos para apresentar em palco um dos textos mais belos e representativos do programa do 7º ano de escolaridade.

Leandro0

Com mestria e talento, o elenco do grupo de teatro “Arte D’Encantar” subiu ao palco e abrilhantou o público escolar com uma representação de qualidade elevada dando vida e corpo às personagens da obra infantil da autoria de Alice Vieira. Perante uma plateia atenta e responsável, o espectáculo teatral primou pela sua dimensão estética e onírica. Assim, recorrendo a um cenário colorido e a um desenho de luz criterioso, o texto de Alice Vieira conseguiu captar a atenção dos nossos alunos pois teve o condão de despertar o nosso imaginário, reenviando o público presente para o mundo do sonho e da fantasia.

Leandro1

Para além da Moral que a peça encerra em si e da atualidade da sua mensagem, importa salientar a comicidade do texto interpretado brilhantemente pelos atores que em palco conseguiram de uma forma talentosa recriar situações hilariantes, provocando o riso e a gargalhada entre os presentes. Desta forma foi possível assistir a um espetáculo agradável proporcionando aos alunos e professores um ambiente de pura diversão e prazer. Neste sentido, o texto da autora cumpriu a sua função principal como espectáculo teatral já que soube não só divertir o público como também suscitar momentos de reflexão pessoal sobre os nossos comportamentos, principalmente na relação que estabelecemos com o Outro.

A terminar, em balanço final, a atividade foi bastante positiva na medida em que contribuiu para o enriquecimento dos nossos alunos, nomeadamente nos domínios sensorial e cognitivo, para além de consolidar determinadas competências no campo da observação/concentração e reflexão crítica sobre o objeto estético, enquanto obra de arte suscetível de desencadear emoções e pensamentos.

O professor

José Barros

Está em... Home Notícias LEANDRO, Rei da Helíria, encanta os alunos do AEV no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez