Visita de Estudo ao Salão Internacional do Automóvel e à Fab Lab em Barcelona

31 maio 2017

De 12 a 16 de maio realizou-se a visita de estudo ao Salão Internacional do Automóvel e à Fablab de Barcelona, dos alunos do 12.º ano dos Cursos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Energias Renováveis e Mecatrónica.

A visita decorreu conforme planeado e os objetivos estabelecidos foram plenamente atingidos.

As visitas ao Salão Internacional do Automóvel de Barcelona e à Fablab Barcelona, que constituíam o propósito da Visita de Estudo, realizaram-se no dia 15 de maio de 2017 (segunda-feira) e foram um sucesso.

No Salão Internacional do Automóvel, os alunos visitaram os stands das grandes marcas de automóveis, tomaram conhecimento das últimas tendências, inovações e soluções no ramo automóvel.

Os alunos estiveram sempre acompanhados dos técnicos o que maximizou a aprendizagem de cada um.

A visita à Fablab Barcelona foi preparada e organizada, em parceria com a Fablab Arcos de Valdevez, o que permitiu tirar o máximo partido da visita. Ao longo da visita, a sra. Ana Lucía Cárdenas, guiou o grupo pelos vários espaços e quer alunos, quer professores puderam contactar com situações que promovem a geração de negócio com base na inovação e a investigação tecnológica.

Concretamente, foram apresentados os principais equipamentos tecnológicos, disponíveis na FabLab, para investigação e realização de projetos designadamente impressoras 3D; Braço robótico de 6 eixos (KuKa); Fresadoras e Cortadores Laser. Os alunos visionaram ainda produtos ali concebidos e tomaram conhecimento de projetos acabados/ em curso. Ficaram sobretudo com a ideia de que com simples equipamentos, alguns deles construídos já na FabLab, e com materiais baratos e recicláveis, se podem desenvolver grandes projetos, concebendo produtos de muita utilidade.

A curiosidade e interesse na utilização de alguns destes equipamentos, nas instalações da FabLab Portugal – Arcos de Valdevez,  despertou nestes alunos a vontade de questionar, conhecer e de aprender mais acerca da missão de uma FabLab. Assim, a visita que lhes foi proporcionada possibilitou que constatassem que, efetivamente, nesses laboratórios de fabricação digital  qualquer cidadão tem acesso a uma rede de conhecimento e tecnologia de escala mundial, seguindo uma lógica do open source, que permite que qualquer pessoa faça (quase) qualquer coisa e crie oportunidades para melhorar vidas e meios de subsistência ao redor do mundo, pois proporciona o acesso às ferramentas, ao conhecimento e aos meios financeiros para educar, inovar e inventar. Os nossos alunos foram incentivados para essa criatividade, empreendedorismo e missão.

Inesperadamente, e na sequência da visita de um Diretor de uma escola no Chile à FabLab, o professor Ricardo Román Toro, coincidente com a do Agrupamento de Escolas de Valdevez, foram estabelecidos contactos, entre os professores presentes, com o objetivo realizar futuras parcerias em projetos já contemplados pelas escolas em questão, nomeadamente a participação na Hour Of Code, parcerias essas que futuramente poderão contribuir também para a partilha de ideias e experiências, trabalhos, atividades e  atualização de conhecimento.

Aproveitando a estadia em Barcelona, alunos e professores visitaram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, com destaque para uma visita guiada à “Sagrada Família”, visita ao “Montjuic”, “Bairro Gótico”, “Ramblas”, “Port Vell” e “Camp Nou” e “Paseo de Gracia”.

A maioria das deslocações entre locais foram feitas a pé para que os alunos apreciassem verdadeiramente a cidade, o seu ordenamento, a sua arquitetura e os seus recantos.

Ao longo da visita, o comportamento dos alunos foi exemplar. Mostraram sempre boa disposição, curiosidade e atitudes educadas. As relações entre alunos eram amistosas e com os professores, respeitosas.

Durante a viagem, o feedback por parte dos alunos foi sempre muito positivo e, conforme se pode verificar no anexo, a sua avaliação, numa escala de 1 a 5, foi em todos os parâmetros superior a 4,7.

Média

Satisfação global da atividade

Pertinência da atividade

Conhecimentos adquiridos