Peça de teatro 'Império'

17 maio 2017

No passado dia 3 de maio, as turmas do 12º ano – ensino regular – foram até ao Porto, ao Jardim da Arca d’Água, para verem a peça de teatro Império, na Companhia de Teatro ETC. Idealmente propícia ao currículo do programa de Português do 12º ano, a peça de teatro Império chegou em boa hora aos olhos e aos ouvidos dos alunos arcuenses.

Generoso em bom humor e com perfeita dose de descontração, o texto e a própria atuação ofereceram uma proximidade singular entre público e atores, favorável a um agradável ambiente que fundiu concentração e desinibição. A par das boas gargalhadas, houve o esclarecimento da correlação entre as obras Lusíadas e Mensagem, expoentes máximos da literatura lusitana, que estudamos este ano. De modo divertido e bem disposto, o texto da peça e os atores exploraram algumas das temáticas que integram estes ex-libris literários, cruzaram excertos, vocalizaram e dramatizaram fragmentos de texto que foram fundamentais para o entendimento global das obras. De facto, a peça dissipou algumas dúvidas e elucidou-nos acerca doutros aspetos, proporcionando assim um momento didático, que quebrou a invariável rotina escolar.

No final, o responsável pela companhia de teatro ETC disse-nos que esta encenação seria a derradeira, particularidade que acrescentou algo positivo à experiência: tivemos o privilégio de presenciar o cessar de um projeto próspero! Enfim, todos nos regozijamos com a atividade e esperamos uma próxima tão deleitosa como esta.

Sofia Rodrigues, 12º A

Está em... Home Notícias Peça de teatro 'Império'