PALESTRA - 60 ANOS DO TRATADO DE ROMA

05 abril 2017

Um Balanço dos Direitos dos Cidadãos Europeus

No âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, em parceria com o clube europeu “As Voltas da Cultura”, decorreu no dia 27 de março, na sede do agrupamento, a palestra “60 Anos do Tratado de Roma – Um balanço dos direitos dos cidadãos europeus”. Esta iniciativa contou com a presença da Dra. Sophie Pérez, professora da Escola de Direito da UM, como oradora principal e Abrão Veloso, do Centro Europe Direct de Ponte de Lima, que fez uma breve introdução do tema e no final aproveitou, também, para complementar com algumas informações que considerou pertinentes.

A atividade, dirigida aos alunos do 9ºano da Escola Básica Padre Himalaya e aos alunos do 10º e 11º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Rural e Ambiental, focou a história do Tratado de Roma e da União Europeia (UE), bem como os direitos que foram sendo adquiridos por todos os cidadãos dos estados membros da UE. Foi, ainda, importante perceber o porquê da União Europeia ter recebido o Prémio Nobel da Paz.

A palestra foi deveras esclarecedora dos direitos dos cidadãos, fundamental para quem viaja dentro da Europa e mesmo para países terceiros.

No final preencheu-se um inquérito de satisfação, tendo sido unanime a pertinência e o interesse da atividade.

Está em... Home Notícias PALESTRA - 60 ANOS DO TRATADO DE ROMA