24 março 2017

23 de março de 2017
A convite do Município de Arcos de Valdevez, através da Casa das Artes e no cumprimento do dos acordos de colaboração entre aquela instituição e o Agrupamento de Escolas de Valdevez, os alunos de todas as turma do 8º ano do Agrupamento, incluindo os polos de Sabadim e Távora, num total de cerca de 160 jovens, deslocaram-se àquela Sala de Espetáculos para assistirem à representação da peça de Teatro “Ibéria – A Louca História de uma Península” pelo grupo de teatro Peripécias.

Os encontros e desencontros dos dois povos peninsulares, Portugueses e Espanhóis, numa súmula de peripécia onde de uma forma brincalhona e leve se contaram coisas sérias: a Romanização da Península, a presença Muçulmana, a formação das atuais nacionalidades, os expoentes culturais mais marcantes como Gil Vicente, Cervantes e Camões e, até, a “feroz” defesa da portugalidade representada pela padeira de Aljubarrota, todos estes assuntos foram passados pelo crivo humorístico dos atores em palco, interagindo com a assistência e arrancando grandes gargalhadas aos presentes. A arte representativa reconstruiu em palco a personalidade de Viriato, o drama de Inês, a mundivisão do Tratado de Tordesilhas e, mesmo, as contradições visionárias dos 3 Pastorinhos e, acima de tudo, as relações que teceram a união e desunião que enriqueceram os Povos Peninsulares.
Um momento único de encanto e espanto, visível nos rostos e nas atitudes da assistência que no final comentavam com agrado o que viram e ouviram na Casa das Artes.
Esta atividade contou com a colaboração do Grupo de História do Agrupamento que divulgou a atividade junto das suas turma e tanto quanto possível as acompanharam até ao espetáculo.

O Subcoordenador do Grupo de Recrutamento 400/História
Rogério Correia (prof.)

Está em... Home Notícias Turmas do 8º Ano do Agrupamento Assistiram à Representação da Peça de Teatro “Ibéria – A Louca História de Uma Península”