“Pontes Entre Nós”

23 março 2017

Devido à existência de alguns indícios de possíveis casos de Bullying entre alunos e de relatos de violência doméstica e de namoro, bem como à percepção de que não existe entre os diversos agentes e entidades relevantes para a escola uma relação tão estreita e um discurso tão homogéneo como seria desejável, foi construído pelo Serviço de Psicologia e Orientação, em articulação com os diversos coordenadores de Ciclo, o Departamento de Educação Especial e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, o projeto “Pontes entre Nós”.

Este projeto visa o desenvolvimento de diversas atividades, que decorrerão entre os dias 27 e 31 de Março e onde se procurará refletir em conjunto sobre o atual “estado da arte” no que a estes temas diz respeito.

Foram, para tal, convidadas diversos agentes e entidades, internos e externos à escola (ex. Docentes, Associação de Pais e Encarregados de Educação, Psicoarcos, GNR – Escola Segura, Exercito Português, CPCJ – Arcos de Valdevez, Casa-Qui Associação de Solidariedade Social), tendo em vista o desenvolvimento de sessões de esclarecimento, Workshops, Role Plays e sessões de trabalho em grupo sobre cada uma das temáticas em questão, sendo algumas destas sessões dirigidas a Docentes e Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação e outras a Alunos.

É expectativa dos dinamizadores que esta seja uma semana de trabalho que contribua, em grande escala, para a compreensão das problemáticas abordadas e para a definição de ações estratégicas integradas que reduzam as incidências relatadas e verificadas e que facilitem a integração e convivência de todos os agentes num espaço que se pretende construtor, transformador e Aprendente e que para tal necessita do desenvolvimento ou fortalecimento de Pontes que unem o “Rio” que nos é comum.

Pela equipa organizadora,

Sérgio Lancinha

Tânia Sousa

(Serviço de Psicologia e Orientação)