13.º Campeonato de Jogos Matemáticos

13 março 2017

Realizou-se, no final de fevereiro e início de março a 1ª fase do campeonato dos Jogos Matemáticos, isto é, a seleção dos alunos que irão representar cada uma das escolas do nosso Agrupamento, no 13º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM13), sendo a final nacional no dia 24 de março de 2017, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Participaram mais de 400 alunos dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário, oriundos de diversas turmas.

Cada aluno defrontou diversos adversários inscritos no mesmo jogo, dentro do seu ciclo de ensino. A maioria dos participantes realizou um total de mais de 10 partidas. Os jogos em disputa foram Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Avanço, Produto e Flume, distribuídos por ciclos de ensino. São jogos de tabuleiro para dois jogadores, nos quais o poder de raciocínio, abstração e concentração são os pilares fundamentais para o sucesso. De realçar o convívio e a competitividade entre os participantes, tendo-se notado um grande equilíbrio na prestação dos diversos elementos. Após disputas renhidas, foram apurados os representantes das escolas do nosso Agrupamento, nestes ciclos, para a fase nacional, a decorrer no próximo dia 24 de março, em Guimarães:

1º ciclo

Semáforo: Rúben Lima de Brito (2.ºD); Mariana Alves Guimarães (3.ºA); João Pedro  Pinto Barros (4.ºG)

Gatos & Cães: Tomás Martim Fernandes Gouveia (2.ºC); Catarina Gonçalves Canossa (3.ºE); Lara Martins Ribeiro (4.ºH)

Rastros: Inês de Sousa Braga (4.ºC); Eduardo Amorim Gonçalves (4.ºF); Camila Maria Guilherme Barbosa (4.ºH)

2º ciclo

Gatos & Cães: Francisco Eduardo Rodrigues Pereira (5.ºF); Gonçalo Costa Silva (5.ºG); Martim Fernandes (6.º A);

Rastros:  Mateus Araújo Fernandes (5.ºF); José Baptista Gonçalves Veloso (5.ºH); Francisco Manuel Pinheiros Esteves (6.º D);

Avanço: Pedro Afonso Fernandes Pires (5.ºD); Diogo Miguel Lopes Baptista (6.ºE); Emanuel António Alfaia Fernandes (6.ºG)

3º ciclo

Rastros: Maria Fernandes Cunha (7.ºD); Pedro Miguel de Sousa Amorim (7.ºH); Vasco Manuel  Codeço Sobrinho (8.ºB)

Avanço:José Guilherme Pires (7.ºB); Francisco Pinheiro Ribeiro (8.ºA); Vanessa Pereira Pedreira (9F)

Produto: Chayanne Abreu Cerqueira (8.ºA); Miguel de Sousa Braga (9.ºC); Gonçalo Pereira Amorim (9.ºF)

Secundário

Produto: Tomás Alexandre V. M. Silva (11.ºB)

Avanço: Ricardo Imperadeiro Ribeiro (11.ºB)

Flume: Martinha Juliana Pedreira (11.ºA)

Agradecemos a participação de todos e prometemos novo campeonato escolar no próximo ano!! Bons treinos aos que ficam… boa sorte aos vencedores para a próxima etapa!!!

A organização dos Jogos Matemáticos no Agrupamento

camera-icon Centro Escolar Prof. António Melo Machado

camera-iconCentro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão

camera-iconEscola Básica Padre Himalaya (Távora, Santa Maria)