GNÓMON-Escolas da Biosfera

28 janeiro 2017

gnomonO projeto GNÓMON – Escolas da Biosfera é uma candidatura ao POSEUR e está a ser desenvolvido pela ADERE Peneda-Gerês, em parceira com a Ardal e com as cinco Câmaras Municipais da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre). Este projeto é desenvolvido diretamente com os agrupamentos de escolas destes Municípios, com os alunos do 5º ao 12º ano.

O Objetivo do projeto é o de promover, na comunidade escolar, a preservação do património natural local, com especial enfoque no conhecimento e proteção de espécies com estatuto de ameaça, através de metodologias pedagógicas e interpretativas participativas e de contacto direto com o espaço, combinando conhecimento das ciências naturais com a antropologia. A finalidade, a longo prazo, é criar nestes jovens a responsabilidade a empatia perante o ambiente que os rodeia, tornando-os embaixadores dos valores naturais e patrimoniais da sua região. Na primeira fase do projeto, os alunos tiveram que responder a um pequeno inquérito. Neste momento estão a decorrer aulas de 45 minutos para todas as turmas do 2º ciclo ao secundário. Estas aulas começaram na segunda-feira (dia 16), na Escola de Távora, na terça (dia 17), na escola de Sabadim, e quarta e quinta-feira (dias 18 e 19) na escola sede do agrupamento. Até ao momento, a maior parte das turmas do 2º e 3º ciclo já participou nestas aulas, as restantes aulas decorrerão nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

logoadere  logos

Está em... Home Notícias GNÓMON-Escolas da Biosfera