Visita de estudo - alunos de Turismo e Design de Moda

16 dezembro 2016

No dia 29 de Novembro de 2016, realizou-se uma visita de estudo ao Museu da Indústria Têxtil, instalado na antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem de Lã - Lanifícia do Outeiro, Lda, na freguesia de S. Julião do Calendário, em Vila Nova de Famalicão e ao Estádio Municipal de Braga, tendo como destinatários os alunos dos Cursos Profissionais de Design de Moda e de Turismo, no âmbito das disciplinas de Tecnologia dos Materiais, Tecnologias Produtivas e História e Cultura das Artes.

O objetivo da atividade focou-se principalmente na possibilidade dos formandos terem um contacto direto com o processo têxtil, de forma a perceberem as etapas de transformação da fibra ao tecido e a relação do Estádio Municipal de Braga, da autoria do Arquiteto Souto Moura, com a Ágora, ou assembleia popular da Grécia clássica.

A Exposição Permanente do Museu da Indústria Têxtil proporcionou dois circuitos: o primeiro, apresentou a evolução do processo de industrialização da Bacia do Ave, que enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre as alterações que a indústria produziu nesta região ao longo dos últimos 150 anos. O segundo circuito mostrou, com base na colecção de maquinaria histórica do Museu, as diferentes fases do processo produtivo da indústria têxtil, desde a entrada da matéria-prima à elaboração do produto manufacturado. Esta exposição viva, com um carácter abertamente didáctico, uma vez que algumas das máquinas do circuito foram colocadas em funcionamento, oferecendo uma real apreciação do ambiente de laboração existente numa antiga fábrica têxtil.

Na visita ao Estádio Municipal de Braga, conhecido por Estádio da Pedreira, as turmas foram recebidas por uma guia, que acompanhou a visita e se mostrou disponível e procurou mostrar a importância e valor da obra para a região, e a particular beleza, enquanto peça de arquitetura e engenharia, projetada pelo Arquiteto português Eduardo Souto Moura e pelo Engenheiro português Rui Furtado. Todo o grupo mostrou-se muito interessado e curioso na descoberta de cada espaço visitado: Memorial, Relvado, Piso 6, Área VIP e Sala de Imprensa.

Está em... Home Notícias Visita de estudo - alunos de Turismo e Design de Moda