Alunos de Turismo Realizaram a sua Prova de Aptidão

16 agosto 2016

Alunos de Turismo Realizaram a sua Prova de Aptidão

Cursos Profissionais de Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Valdevez

Os formandos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural terminaram a sua formação de nível Secundário, concluindo com êxito a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), nos passados dias 20 e 21 de julho, perante um Júri constituído por personalidades externas ao Agrupamento, personalidades de reconhecido mérito nas suas áreas de trabalho. Do Júri faziam parte, também, os diretores de curso e turma e docentes das áreas técnicas e científicas que acompanharam os alunos no desenvolvimento dos seus trabalhos.

O Turismo tem sido apontado como um objetivo estratégico para o crescimento económico do nosso Concelho e da região em que estamos inseridos. A autarquia, por seu lado, tem realizado ao longo dos últimos anos vultuosos investimentos em infraestruturas, na recuperação de património, no embelezamento e reforço dos espaços naturais, no apoio e dinamização de eventos culturais e desportivos que promovem o Concelho junto de residentes e visitantes, com o intuito de transformar Arcos de Valdevez num local aprazível, atrativo para os que decidam fazer da nossa terra um local de férias ou de estadias mais ou menos prolongadas. O tecido económico local tem correspondido a este esforço, multiplicando os espaços com caraterísticas turísticas ou de atração turística das mais variadas tipologias: hotéis, residências turísticas, restauração e cafetaria, empresas de aventura e desporto, artesanato, gastronomia e vinhos, comércio tradicional ou de caraterísticas mais arrojadas, são exemplos desse envolvimento que os empreendedores, por outro lado, querem ter nesta nova economia.

Mais recentemente, marcas como o Paço de Giela, o reconhecimento da importância desta terra na Fundação da Nacionalidade, a integração do Concelho na reda da Reserva da Biosfera (com a Porta do Mezio e o Parque Nacional como seus expoentes) são indicadores que nos permitem acreditar que o Turismo tem futuro, que o nosso Concelho terá futuro.

O lançamento do Curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, em boa hora levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, de cuja segunda edição  agora falamos, faz assim todo o sentido. A operacionalização deste Curso Profissional visa dar respostas às necessidades de mão-de-obra qualificada que possa ajudar ao desenvolvimento de um setor turístico de qualidade, credível e sustentado que é a chave para a sua sobrevivência. Sem recursos humanos qualificados, adaptados às necessidades dos operadores turísticos, não há economia que possa ser sustentável no médio e longo prazo.

O Júri que com surpresa e alguns reparos acompanhou as apresentações da PAP deste grupo de alunos, atestou as suas especiais potencialidades e as da formação que receberam ao longo de 3 anos de estudo e prática. Os professores sentem uma enorme felicidade e satisfação por terem estado presentes na vida destes jovens, ultrapassando com eles as dificuldades que foram surgindo, partilhando com eles a alegria do dever cumprido, só têm nesta hora um último desejo para estes alunos: que o futuro lhes sorria.

Está em... Home Notícias Alunos de Turismo Realizaram a sua Prova de Aptidão