ESCOLA BÁSICA DE TÁVORA - DEMONSTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MEIOS DA GNR

27 junho 2016

No mês de maio realizou-­se, na Escola Básica de Távora, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, uma ação de demonstração e apresentação dos meios da GNR. A referida ação foi coordenada e organizada pelo Comandante do Pelotão de Intervenção da GNR de Viana do Castelo, 2º Sargento de Infantaria, José Carlos Amorim de Barros e planeada em articulação com a Coordenadora de Estabelecimento. Nesta ação foram abrangidos todos os alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo da referida Escola, cerca de 177 com idades compreendidas entre os 3 e 10 anos, e também os docentes, auxiliares e alguns encarregados de educação.

Na ação participaram militares das mais diversas valências da GNR, onde se incluem militares das Seções de Programas Especiais (Escola Segura), patrulhas cinotécnicas, bem como militares do Destacamento de Intervenção. As equipas de militares realizaram um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas integradas numa demonstração de valências da instituição, para que os alunos pudessem ter uma perceção mais concreta da atuação desta força policial. Deste modo, grupos de alunos, passaram por várias estações em que as equipas deram a conhecer de perto os meios utilizados, na segurança, manutenção e restabelecimento da ordem pública, na segurança e prevenção rodoviária, no controlo da velocidade de trânsito, bem como o funcionamento das viaturas. Os cães de busca e de salvamento fizeram a delícia de todos quantos assistiam. A simulação de busca de objetos e deteção de drogas, por parte dos elementos da GNR acompanhados pelos cães, teve a colaboração de alguns alunos que, entusiasmados, permitiram mostrar a preciosa ajuda destes animais inteligentes e perspicazes. Os alunos tiveram a oportunidade de ver e ouvir por parte dos responsáveis, uma explicação sobre a missão, assim como sobre os meios ali expostos, nomeadamente quanto à sua função e utilização.

Esta ação destinou-se não só a promover a cultura de prevenção e segurança no meio escolar, como a reforçar o policiamento de proximidade com a comunidade local, contribuindo desta forma para a afirmação da escola enquanto espaço privilegiado de integração e socialização e fortalecendo assim o elo de ligação entre a GNR e a comunidade escolar.

Os alunos mostraram-­se interessados e participaram de forma responsável nas atividades, ficando a conhecer as diferentes formas de intervenção da GNR nos diferentes contextos, bem como os meios disponíveis para cumprimento das suas tarefas,  o que permitiu um contacto mais direto com esta importante força de segurança. A avaliar pelos comportamentos e testemunhos a ação “Demonstração e apresentação de meios da GNR” foi de enorme sucesso.

Uma palavra de apreço a todos os intervenientes na ação pela sua disponibilidade, colaboração e contributo.

A Coordenadora da Escola Básica de Távora

Maria Alexandrina Martins

Está em... Home Notícias ESCOLA BÁSICA DE TÁVORA - DEMONSTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MEIOS DA GNR