Auto da Barca do Inferno

04 junho 2016

No dia 24 de maio, as turmas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, assistiram a uma deslumbrante representação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no auditório da Casa das Artes, encenada pela Companhia de Teatro Dragão 7 (Brasil).

A receção peculiar e surpreendente, como os atores saudaram alunos e professores, gerou, desde logo, imensas expetativas, as quais viriam a ser correspondidas num espetáculo interativo e dinâmico que se seguiu.

Apesar do acentuado cariz “carioca” conferido à representação, quer pelos audaciosos adereços, quer pelo sotaque brincalhão e atrevido das personagens, o texto, a mensagem do mestre Gil Vicente esteve sempre presente. Arrojado, crítico e atual, o mestre esteve sempre ali em cada palavra mais personificada, acentuada, ironizada, arrancando gargalhadas constantes àquele auditório entusiasmadíssimo, que se manteve “ligado à corrente” do princípio ao fim.

No final, a companhia homenageou o autor numa grande ovação, demonstrando o quão atual é esta obra e frisou aos alunos o caráter enriquecedor, divertido, mágico e didático do teatro. O certo é que eles sentiram tudo isso, manifestando-o em cada comentário impressionado, espontâneo e sincero, durante o percurso de regresso à escola.

Foi diferente? Foi!

O texto é tão rico, tão intemporal, que haverá sempre uma versão nova a espicaçar a nossa curiosidade e admiração! Como diz Camões “… quem não sabe arte, não na estima”, cabendo, assim, a cada um de nós estimá-la, à sua maneira!

Pelo Grupo de Português

Céu Romualdo