23 maio 2016

No dia 6 de maio, os alunos do 5.º ano das Escolas de Arcos de Valdevez, Sabadim e Távora rumaram até Condeixa à Velha para visitar as ruínas romanas da cidade de Conímbriga.

Foram divididos em cinco grupos  sob a orientação dos guias que, paulatinamente, os levaram a conhecer as ruínas de uma das maiores “civitas” romanas da Península Ibérica e, assim como, o espólio do museu monográfico de Conímbriga. Visitaram as ruínas das termas públicas, casas da elite romana com especial atenção para a Casa dos Repuxos, casa dos esqueletos e a da cruz solástica. Foi possível visualizar as ruas calcetadas e as casas de onde se fazia o comércio. Houve também uma abordagem sobre a muralha existente na cidade e das suas transformações ao longo dos tempos.Os pavimentos minuciosamente cobertos de mosaicos com várias temáticas que refletem uma beleza ímpar. Seguiu-se a visita ao museu monográfico onde a atenção dos alunos foi sendo diversificada, pois alguns gostaram mais de ver os objetos de uso quotidiano dos romanos, outros gostaram das esculturas e outros, ainda, as inúmeras moedas que constitui um excelente espólio de numismática.

O almoço foi partilhado por alunos e professores numa “domus romana”.

Durante a tarde, visitaram o mosteiro de Santa Clara-a-Velha e fizeram uma visita panorâmica a Coimbra com destaque especial para a universidade de Coimbra. Aí, as professoras foram as guias e deram a conhecer o que é tradição da cidade dos estudantes.

O balanço da atividade foi muito positivo, os objetivos foram atingidos e estas experiências de aprendizagem, em contacto com a realidade, são inesquecíveis para a cultura dos nossos alunos.

Está em... Home Notícias Visita de estudo às Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha