Eco-cozinheiros

13 maio 2016

slideEcoCozinheiro

No dia 28 de abril, de 2016, realizou-se em Lamego, na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, o 1.º Concurso de Cozinha Saudável Eco-Escolas. Este desafio pretendia motivar as crianças, jovens, professores e famílias para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável para que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Esta prova resultou de ementas selecionadas que foram a concursos regionais e em que os alunos, com a supervisão dos professores, tiveram de cozinhar ao vivo as ementas propostas. Cada grupo/escola levou os ingredientes que necessitou e cozinhou a ementa proposta de primavera/verão.

O agrupamento participou na 1ª fase, e com a colaboração da professora Sónia Ataíde, os alunos elaboraram duas ementas completas de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), uma adequada a outono/inverno e outra adequada a primavera/verão.

Na 2ª fase fomos convidados a participar com 4 alunos do 10.ºI,Rita Helena Dantas da Silva; Maria Celeste Dias Lopes; Inês Maria Pinto Ribeiro e Marco António Barros Cerqueira, para confecionar a ementa proposta de primavera/verão.

A experiência foi magnífica para os alunos, proporcionando-lhes uma experiência única. Foram muito elogiados pela atitude, empenho e coragem de se envolverem numa competição em que eram os únicos alunos que não frequentavam um curso profissional de cozinha, nem foram acompanhados por chefes de cozinha.

A participação nesta 2ª fase do concurso só foi possível graças à colaboração da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez que disponibilizou o transporte e ao Pingo Doce que doou muitos dos produtos para a confeção das ementas.

Por tudo isto, os alunos, professores envolvidos e o agrupamento estão de parabéns.

A coordenadora do eco-escolas

Fernanda Araújo