Comemoração do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Valdevez

04 maio 2016

No dia 22 de abril comemorou-se, mais uma vez, o 25 de abril. Sentimos como educadores e como escola que é nosso dever relembrar e avivar este marco histórico que nos permite viver em liberdade e democracia, realidades quotidianas e familiares, mas que é necessário aprender a valorizar, a respeitar e a defender. É necessário valorizar, amar e dar sentido ao que verdadeiramente nos dignifica e nos torna autenticamente seres humanos.

Em todos as escolas do Agrupamento, a data foi celebrada com alegria e uma diversidade de atividades, envolvendo a comunidade educativa em geral. Parabéns a todos os que tornaram possível esta comemoração, contribuindo para que os nossos alunos desenvolvam as suas competências ao nível do saber, saber agir e saber ser e no reconhecimento de que a democracia e a liberdade são referentes essenciais da vida comunitária.

Na Escola Sede, a comemoração teve início às 9 horas, em torno da temática – “40 Anos da Constituição”– com a participação do Dr. Francisco Araújo, Dra. Dora Brandão, Dra. Carolina Faria e Dr. António Amorim. O Dr. Carlos Costa, diretor do agrupamento, fez a apresentação dos convidados e a moderação do debate. A palestra foi dirigida a algumas turmas do Ensino Secundário e teve como principal impulsionadora a Dra. Anabela Araújo, subdiretora do agrupamento. Os convidados centraram as suas reflexões essencialmente no historial da Constituição e respetivas revisões. Refletiu-se sobre a Constituição enquanto lastro e pilar dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nas questões relativas à mulher, igualdade de género, na valorização do Serviço Nacional de Saúde e Educação. Fez-se, ainda, a análise do antes e pós 25 de abril e apelou-se ao exercício da cidadania e participação cívica e político-social, entre outros. Dada a pertinência da temática e a qualidade do painel, os alunos prestaram grande atenção aos assuntos abordados.

A partir das 10 horas e trinta minutos, no polivalente da Escola, “Festejar abril” aconteceu com poesia, dança e canções/cantigas, tendo como protagonistas centrais os nossos alunos.

Assim, depois de breves palavras alusivas ao 25 de abril, pelo coordenador do departamento de Ciências Sociais e Humanas, Manuel Nunes e do diretor do agrupamento, Dr. Carlos Costa, demos a vez e a voz aos mais pequenos com a coreografia do poema “A formiga no carreiro”, de José Afonso, magicamente interpretado por alunos do 3º ano, turma B, do Centro Escolar Professor António Machado.

De seguida, o poema “Ser poeta”, de Florbela Espanca, recitado e musicado por alunos do 9ºC, deixou-nos com “sede de infinito” e com o desejo de que dentro de nós exista sempre “um astro que flameja!”

Mudando um pouco de ritmo e de som, desfrutámos de duas coreografias – “danças rítmicas” – exemplarmente executadas por um grupo de alunas de Desporto Escolar.

Alunos do 11ºB e C relembraram-nos a força e a festa de abril, com o poema “Meu país liberto”, de Frassino Machado e o poema/canção “A Festa da vida”, de José Niza.

Seguiram-se as canções “Pedra filosofal”, de António Gedeão e “Lisboa”, dos Polo Norte, com declamação e interpretação dos alunos do 11ºA. Na verdade, o que será a vida sem sonho? Alimentemos, pois, o sonho das nossas crianças e jovens!

Com orientação do professor Paulo Franco, os alunos do 6ºC e um grupo de alunos do 6ºD, presentearam-nos com a interpretação das cantigas “Venham mais cinco” e “Vampiros”, de José Afonso. Em momentos que requerem o nosso esforço, persistência e sacrifício, é caso para nos apoiarmos na mensagem “ a bucha é dura, mais dura é a razão que a sustém.”

Terminámos este “Festejar abril”, acompanhando os alunos do 6ºC e 6ºD, cantando todos, de forma entusiasta, o Hino Nacional.

Não faltaram trabalhos - painéis, cartazes,… - artisticamente concebidos, alusivos ao 25 de abril!

Com muita gratidão e reconhecimento, queremos deixar o nosso agradecimento à direção do agrupamento, aos professores e alunos participantes e aos operacionais de ação educativa.

A todos, muito obrigado. Foi um trabalho de todos e para todos.

Manuel Nunes

Está em... Home Notícias Comemoração do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Valdevez