Turmas da SELF do Agrupamento em visita a França

08 abril 2016

slide

Entre 28 de março e 2 de abril, os alunos da SELF foram recebidos em França no âmbito de um protocolo de intercâmbio entre os municípios de Arcos de Valdevez e Cenon- Bordéus. A associação Alegria, o CPLJ e o Collège Jean Jaurès foram as outras entidades envolvidas no projeto.

As turmas do 8ºA e 9ºB do Agrupamento de Escolas de Valdevez realizaram uma visita de estudo a Cenon, na região de Bordéus em França, no âmbito das atividades da Secção Europeia de Língua Francesa (SELF) deste estabelecimento de ensino.

Dado que uma das turmas está no final do seu ciclo de ensino, que coincide com o fim do projeto, os professores responsáveis, Rosa Silva e Filipe Machado, decidiram organizar uma visita de estudo a um local em França para que os alunos pusessem em prática os conhecimentos e capacidades de comunicação adquiridos.

Nesse sentido, foi pedida a colaboração do município arcuense, que estabeleceu um acordo de parceria com o município homólogo de Cenon. Assim, no dia 11 de março deste ano foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal de Cenon e o Agrupamento de Escolas de Valdevez para a realização de um intercâmbio que possibilitasse a ida dos alunos referidos a França. Nos termos desse protocolo, o Agrupamento assegurou o acompanhamento, a preparação e realização da viagem; a Câmara arcuense suportou as despesas de transporte; e por fim o município de Cenon assumiu o alojamento e alimentação dos alunos na estadia em França.

Para além dos docentes responsáveis da SELF, também acompanharam os alunos a França os professores Susana Sousa (diretora de turma do 9ºB) e Fernando Cerqueira (responsável pela Disciplina Não Linguística do projeto nas duas turmas e DT do 8ºA).

Nesta iniciativa, para além das três entidades signatárias, foi fundamental a colaboração de duas associações sedeadas em Cenon que responderam às necessidades logísticas que se impuseram durante a visita. De um lado, a CPLJ (Centre de Prévention et de Loisirs des Jeunes de Cenon), uma instituição vocacionada para a integração social dos jovens e prevenção da delinquência, assegurou o acompanhamento do grupo em algumas das atividades. Por outro lado, a Association Alegria Portugaise De Gironde, composta por emigrantes portugueses radicados na região, assegurou todas as refeições da noite desta comitiva, que se compunha de 43 elementos. Para além de todo este envolvimento institucional, será fundamental destacar o envolvimento pessoal e o empenho de Fernanda Alves, vereadora do Município francês, que colocou toda a sua disponibilidade e a sua capacidade de trabalho para que o protocolo e a visita fossem uma realidade.

Assim, a comitiva chegou a Cenon na manhã do dia 29 de março e à tarde visitou o Museu de Aquitaine. Neste edifício apresenta-se o percurso histórico da região que tem por capital Bordéus, desde a pré-história, onde se destaca o complexo de pinturas rupestres de Lascaux, até à nossa época. Pelo meio, o Império Romano e os vestígios de Burdigala, a Idade Média e as várias construções dessa época, assim como o período da expansão ultramarina francesa e o tráfico de escravos (dos séculos XVI ao XIX) foram alguns dos temas que os alunos puderam ver tratados.

No dia seguinte, as atividades foram dedicadas ao litoral. De manhã, os alunos deslocaram-se ao museu da Ostra de Gujan Mestras, na bacia de Arcachon, um dos locais mais importantes de viveiro de crias de ostras da Europa. Da parte da tarde, deslocaram-se à duna de Pilat, a maior duna da Europa, com 117 metros de altura por 500 de largura, também ela situada na bacia de Arcachon.

O dia 31 foi o mais esperado da visita, onde decorreu a atividade mais importante em termos pedagógicos. Os alunos visitaram o Collège Jean Jaurès, uma instituição que alberga alunos em anos equivalentes aos dos nossos segundo e terceiro ciclo. Assim, da parte da manhã os alunos portugueses foram integrados em turmas francesas e assistiram a aulas de variadas disciplinas. À tarde participaram em atividades desportivas, integrados com alunos da escola francesa. Na sequência desta atividade foram lançadas as bases para a continuação deste intercâmbio, mediante a receção de um grupo de alunos e professores desta instituição em 2017.

O jantar de encerramento da visita realizou-se nesse dia à noite, com a presença do presidente da câmara local, Alain David, acompanhado de todos os seus vereadores.

Por fim, no último dia, os alunos foram de manhã fazer um passeio à cidade de Bordéus, e no regresso deslocaram-se à Câmara de Cenon. Aqui, além da habitual foto de família, a vereadora Fernanda Alves deu uma aula de cidadania. Mostrou o funcionamento dos órgãos de soberania de poder local em França e levou os alunos à sala do Conselho Municipal, onde são tomadas todas as decisões, mostrando aos alunos como funciona este órgão.

A comitiva saiu em autocarro de Bordéus no final de almoço desse dia tendo chegado aos Arcos de Valdevez na madrugada de 2 de abril.

Em termos gerais, todos os professores acima referidos consideraram que a visita decorreu otimamente, tendo todos os objetivos sido integralmente cumpridos. Realçaram o bom comportamento generalizado dos alunos e agradeceram aos dois municípios envolvidos, à CPLJ, à associação Alegria na pessoa do seu presidente José Rodrigues e sobretudo a Fernanda Alves, que foi absolutamente insuperável e que acompanhou a todo o momento a comitiva, garantindo o bem-estar de todos.

Está em... Home Notícias Turmas da SELF do Agrupamento em visita a França