INTERCULTURALIDADE UMA IMAGEM DE MARCA DA UNIÃO EUROPEIA

04 janeiro 2016

slideCE

A palestra, organizada pelo Clube Europeu “As Voltas da Cultura”, contou com a participação do orador Dr. Carlos Medeiros, Coordenador da Unidade de Informação e Comunicação do Centro de Informação EuropeiaJacques Delors em parceria com o centro Europe Direct de Ponte de Lima.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Dr. Carlos Costa, abriu a sessão dando as boas vindas aos convidados e sensibilizando a plateia para a importância do clube e do conhecimento da europa e seus organismos.

O Dr. Carlos Medeiros, orador principal, apresentou o mapa político da União Europeia, a ideia de Europa inspirada numa linda princesa fenícia e no poema de Fernando Pessoa, contido no livro Mensagem.

Falou um pouco sobre as fases da europeização do mundo (1ª relacionada com os descobrimentos; 2ª com a industrialização e urbanização da europa, no século XIX e a 3ª com a criação da União Europeia).

Focou o seu discurso na União Europeia enquanto instituição, constituída por 500 milhões de pessoas, 28 países, 24 línguas oficiais e 3 alfabetos; nos valores comuns aos estados membros (Respeito da dignidade humana, Liberdade, Democracia, Igualdade, Estado de Direito, Respeito dos direitos do Homem) e no objetivo geral de promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus povos. Os objetivos específicos: espaço de liberdade, segurança e justiça sem fronteiras internas; a livre concorrência; o desenvolvimento sustentável; o combate à exclusão social e coesão económica, social e territorial, foram também abordados e enquadrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, centrados na Igualdade e Justiça.

A Cidadania Europeia foi outro tema relevante no seu discurso, focando aspetos específicos de Circulação e Residência no espaço Europeu, Direitos Eleitorais, Proteção Consular e Queixas e Petições.

Apresentou os símbolos da europa, nomeadamente: o lema: «Unida na diversidade», o Euro, a Bandeira, o Hino Europeu e o dia da Europa, 9 de maio.

Por fim, questionou sobre o futuro da Europa focando as Alterações Climáticas e a Energia, o problema da Demografia, da  E-Comunicação,  da guerra e da Migração Ilegal. Mas face a todos estes problemas surgiu a palavra TOLERÂNCIA como chave de resolução da maioria dos problemas.

O Diretor, Dr. Carlos Costa, terminou a sessão com uma síntese da palestra pontuada por momentos de alguma ironia que permitiram, também, alguns momentos de descontração.

Está em... Home Notícias INTERCULTURALIDADE UMA IMAGEM DE MARCA DA UNIÃO EUROPEIA