Jantar Quinhentista da SELF do Agrupamento

25 novembro 2015

slidejantar

No dia 20 de novembro, no Centro Escolar António Machado, realizou-se o Jantar Quinhentista. Organizada pela Secção Europeia de Língua Francesa do Agrupamento (SELF), esta atividade visa reunir os  alunos  pertencentes à Secção e as respetivas famílias, permitindo atingir objetivos simultâneos: o convívio entre alunos, professores da secção e encarregados de educação; a demonstração de algumas competências dos alunos no domínio do Francês; a colaboração ativa do Agrupamento com as comemorações dos 500 anos do Foral de de Valdevez; e a angariação de receita para atividades das turmas envolvidas.

As turmas que dinamizaram o evento foram o 8ºA e o 9ºB, ambas da Escola-sede e constituintes da SELF. Do programa, para além da refeição em que foram recriados elementos de início do século XVI (a ementa, os  estojos para talheres e outras convenções), foi interpretada uma canção francesa da época, declamados poemas franceses do século XVI e executada uma dança da época.

A acompanhar o jantar foi apresentada documentação, produzida nas aulas de Francês e SELF, onde se explicaram as mudanças na dieta europeia por via dos descobrimentos, e se apresentaram alguns rituais à mesa da época. De notar que foram produzidos estojos para talheres, também nas aulas de Francês e SELF. Para decorar a sala foram produzidas nas aulas de Educação Visual quatro molduras em papel reciclado com imagens dos reis à época da atribuição do Foral, assim como de duas personagens do Renascimento - Catarina de Aragão e Leonardo da Vinci.

Esta é a segunda vez que a SELF organiza em jantar-convívio, tendo o último ocorrido em dezembro de 2012. Nesta edição estiveram presentes cerca de 120 pessoas, que se mostraram muito satisfeitas com a forma como a atividade decorreu, opinião que é secundada pelos professores da Secção presentes (Rosa Silva, Filipe Machado e Fernando Cerqueira) e pelos próprios alunos. O evento contou também com a presença do presidente da câmara  arcuense, Dr. João Manuel Esteves, que sublinhou a importância do Francês na sua atividade e incentivou o estudo e a prática do idioma, que se revela atualmente de uma importância funcional assinalável.

Importante será também destacar o grupo que confecionou o jantar, que foi inexcedível e garantiu a qualidade do serão. Neste sentido, a SELF do Agrupamento agradece à D. Beatriz, que liderou a equipa, à D. Dina, D. Cândida, D. Francisca e D. Cristina, que tornaram a atividade possível.

Por fim, deverão ser também destacados os apoios para a realização do jantar, destacando-se a Direção do Agrupamento, o Município de Arcos de Valdevez e o Intermarché de Ponte de Lima.

Está em... Home Notícias Jantar Quinhentista da SELF do Agrupamento