Feira Franca Cores e Sabores de Outono

12 dezembro 2017

No dia 25 de outubro de 2017, realizou-se a Feira Franca «Cores e Sabores de Outono» promovida pelos alunos do 2.º ciclo das escolas de Arcos de Valdevez, Sabadim e Távora. A atividade decorreu no pátio, junto ao bar da escola da sede de Arcos de Valdevez. Aí, foram colocadas tendas e bancas com os produtos típicos da região não tendo faltado alegria e animação  neste  evento.

Nesta atividade, os alunos foram acompanhados pelos professores com a colaboração dos encarregados de educação. O evento decorreu de forma semelhante à dos anos anteriores, na escola sede. Os alunos expuseram os seus produtos em mesas e tendas pertencentes à autarquia. Grande parte dos participantes vestiram trajes tradicionais minhotos, o que fez relembrar um ambiente de feira tradicional. Os principais objetivos desta atividade prendem-se com a venda de produtos típicos da região, relativos à época do outono e despoletar nos mais jovens um espírito empreendedor, bem como fomentar características ligadas ao mundo das transações económicas. Os alunos apresentaram-se munidos de cestas e sacos regionais, onde depositavam os produtos: castanhas, nozes, avelãs, marmelos, abóboras, figos, pinhões, compotas, chouriços e outras iguarias. A comunidade educativa, encarregados de educação e familiares participaram na compra dos produtos e quase todos foram vendidos. As vendas reverteram para os próprios alunos com o objetivo de ajudar a financiar as visitas de estudo a Lisboa e Conímbriga. Para abrilhantar a atividade, um grupo de alunos proporcionou momentos de muita alegria a todos os presentes, os quais se deliciaram com as variadas melodias minhotas através do toque das suas concertinas, dando azo a danças e promovendo, assim, momentos agradáveis e de boa disposição.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Manuel Esteves presenteou-nos com a sua presença, tendo participado e dado o seu contributo. Uma palavra de apreço para toda a comunidade educativa que fez desta atividade um grande êxito, tendo colaborado na compra dos produtos.

Consideramos que os objetivos foram plenamente atingidos. Os discentes ficaram satisfeitos, por terem realizado a atividade e sugeriram dar continuidade à mesma, no próximo ano letivo.