Informação sobre o exame de Inglês – 9º ano

PET Preliminary English Test 2014/2015

KeyForSchools3

Destinatários do teste  e processo de certificação

O teste Preliminary English Test (PET) será aplicado, com carácter obrigatório, aos alunos a frequentar o 9.º de escolaridade nos estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo.(despacho nº 15747-A/2014, de 30 de dezembro). Para os alunos de cursos PIEF e vocacionais não é obrigatório.

Pode ainda ser realizado, opcionalmente, por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (idade com referência  a 15 de Setembro de 2014) a frequentar outros níveis de escolaridade, que o solicitem , para obtenção de certificado.

Os alunos a frequentar outros anos de escolaridade que pretendam realizar o teste têm de proceder à sua inscrição para a obtenção do certificado. A inscrição é efetuada pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior de 18 anos, em plataforma eletrónica, entre os dias 3 e 22 de Fevereiro de 2015 (www.preliminaryenglishtest.iave.pt)

A obtenção de certificado é opcional para todos os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade. Se o pretenderem, têm de efetuar a inscrição na plataforma atrás mencionada. O DT ajudará nesse processo, caso o EE o solicite.

O certificado é disponibilizado mediante o pagamento de 25€, sendo gratuito para os alunos abrangidos pela ação social escolar integrados no escalão A e reduzido em 50% para os alunos integrados no escalão B. (apenas no 9º ano).

O exame tem três partes. O teste de Leitura e Expressão Escrita e o de Compreensão Auditiva são feitos no mesmo dia (6 de Maio, às 14.00) O teste de Expressão Oral tem lugar noutro dia e é feito com dois examinadores externos e dois alunos de cada vez (entre 7 de Abril e 5 de Maio), conforme calendário que virá a ser divulgado após publicação das regras emanadas pelo IAVE.

A Gestora do projeto: Maria do Sameiro Cerqueira

30 janeiro 2015